09 abril 2011

No Name Boys: TRIBUNAL ABSOLVE HUGO C. - Operação "Fair Play" [14]

No Name sem castigo por fogo em autocarro

Caturna estava condenado por incendiar veículo dos Super Dragões.

As cinco escutas ao telemóvel de Hugo Caturna, pouco antes de um autocarro de adeptos do FC Porto ter sido "pasto das chamas" ao lado do Estádio da Luz, não deixaram dúvidas ao juiz Renato Barroso. "O autocarro vai ao ar hoje"; "isto é regar pneus"; "tá ali, é roxo [autocarro]..."; "ainda só acertei a tampa disto, a do garrafão"; "era pôr já tudo a arder"; são frases gritadas por telefone a amigos, na tarde de 21 de Junho de 2008, que levaram a oito anos de cadeia. Agora, o Tribunal da Relação libertou o membro dos No Name Boys por "falta de provas".
Caturna estava em escuta como outros cúmplices – acabaram detidos 37 membros da claque do Benfica por vários crimes. É um dos 29 condenados em primeira instância, porque, no caso em que foi incendiado o autocarro dos Super Dragões, antes de um jogo de hóquei, o juiz concluiu que "poucas vezes se esteve perante escutas tão concludentes de que o arguido dirigiu a operação criminosa".
Agora, a Relação só conclui que "há uma razoável probabilidade" de Caturna "ter desempenhado um papel" no incêndio. Fica só provada a "intenção genérica" – apesar de referências à "garrafa, ao cheiro [combustível] e à tampa". 

ABSOLVIDO POR UM DOS CRIMES MAIS GRAVES
Os 37 elementos dos No Name Boys foram detidos em 2008 na operação ‘Fair Play’, por associação criminosa, tráfico de droga, incêndio (Hugo Caturna), roubo, dano ou ofensas à integridade física. Acusados pela Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP, conheceram a sentença a 28 de Maio do ano passado – depois de julgados na 5ª Vara Criminal de Lisboa, presidida pelo juiz Renato Barroso: 13 penas efectivas, 16 suspensas e oito absolvições. Só a associação criminosa ficou por provar. Caturna estava já a cumprir oito anos e meio por um dos crimes mais graves, mas a Relação absolveu-o agora: "Indubitavelmente ele esteve nas proximidades do local onde foi chegado fogo ao autocarro e manifestou propósito de lhe causar estragos, ainda que não a intenção específica de incendiar".

ONZE JULGADOS PELA VIOLÊNCIA ANTES DO BENFICA - FC PORTO
Onze dos 13 detidos pela PSP junto do Estádio da Luz no domingo, antes do Benfica-FC Porto, vão ser julgados sumariamente no Tribunal de Pequena Instância Criminal, no Campus de Justiça, em Lisboa, nos dia 12 e 13. Para além dos detidos – entre eles sete por agressão e incitamento à violência, um por agressão a agente da PSP e dois por posse de artigos pirotécnicos – foram identificadas mais cinco pessoas pelos distúrbios. Recorde--se que quatro polícias ficaram feridos e duas viaturas foram danificadas. A PSP apreendeu tochas e petardos, bolas de golfe e cavilhas de ferro das obras. Além destes casos, há outros dois processos em que o Ministério Público propõe que os suspeitos sejam impedidos de entrar em estádios  por seis meses.


Fonte: CM

11 comentários:

Anónimo disse...

A turma pesada estará de volta na proxima epoca. para descontentamento de alguns. até lá.. :)

Anónimo disse...

Mas quem será, mas quem será, mas quem será o pai do Cardinal ? eu sei la, sei la, eu sei la, sei la ..

Anónimo disse...

O COSTA RAMOS ESTÁ CADUCO, FALHOU COMPLETAMENTE NO TRBALHO DE CONTROLO DAS CLAQUES, TUDO PIOROU NOS ULTIMOS TEMPOS!
A PSP TEM QUE ARRANJAR ALGUEM QUE SAIBA VERDADEIRAMENTE COMO LIDAR COM ESTA SITUAÇÃO.
NÃO ESQUECER QUE AS CLAQUES TRANSPORTAM CONSIGO ELEMENTOS COM GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS, BANIR CLAQUES NÃO RESOLVE O PROBLEMA, LONGE DISSO, A CAIXA DE PANDORA FOI ABERTA, OS GRUPOS CADA VEZ REVOLTAM-SE MAIS COM A POLICIA E SE VIRMOS O EXEMPLO DOS OUTROS PAISES, QUALQUER DIA OS CONFRONTOS EM PORTUGAL VÃO SAIR DE PERTO DOS ESTÁDIOS E VÃO PARA AS RUAS, ATRAVÉS DE MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS DE DESCONTENTAMENTO CONTRA O DESEMPREGO E OUTROS PROBLEMAS, ATENÇÃO COM ISSO, TODA A GENTE FALA Á PARVA, MAS AINDA NINGUÉM VIU O BARRIL DE POLVORA.

O ADEPTO DO BENFICA QUE FICOU CEGO COM O DISPARO, FOI TRATADO DE FORMA DESUMANA, FOI DETIDO COM VIOLÊNCIA DESNECESSÁRIA QUANDO TINHA JÁ O FERIMENTO GRAVE QUE VEIO A PROVOCAR CEGUEIRA NUMA VISTA, DEVERIA TER SIDO LOGO ENCAMINHADO PARA O HOSPITAL.
COM A POLICIA DE CABEÇA PERDIDA CADA VEZ OS PROBLEMAS VÃO SER MAIORES!!
FICA O ALERTA!

Anónimo disse...

vocês parecem uma claque do 1º de agosto ou assim.. no name perderam todo o respeito, envergonham o nosso país

Anónimo disse...

campeões somos e campeões voltaremos a ser lá para maio ou junho. este ano vamos limpar tudo. pavilhão atlântico nos espera.. ;)
JL 1976

Anónimo disse...

Por simples incitamento à violencia (que diga.se de passagem não houve incitamento algum), um elemento de outra claque, de outras divisões levou 2mil euros!!!!!

É UMA VERGONHA!!!!

Anónimo disse...

É verdade, porque há situações em que aqueles que se dizem ultras são é uns autênticos vândalos, e isso não pode ser transportado para o futebol.

DMZonaPinhal disse...

Fora de Portugal!

Anónimo disse...

Já não existe o núcleo de Almada da Juve?

Anónimo disse...

acho que cânticos como o do gullit e como o do very light está guardado e outros só demonstram o nível em que está o movimento ultra nacional. já não se respeita nada nem ninguém. honra aos velhos tempos.

Anónimo disse...

É essa a força dos NN, não há politica, não há rivalidades estúpidas, é essa a vossa força, continuem assim.

Enviar um comentário