19 outubro 2010

1º CURSO DA PSP PARA SEGUIR ADEPTOS - Prevenção ou repressão?

"Treinar polícias para «seguirem» claques


Autoridades querem ganhar confiança de adeptos e sempre «com calma».
A PSP está a especializar polícias no acompanhamento de claques de futebol. É o primeiro curso do género que se faz em Portugal. Para muitos adeptos, as rasteiras de bancada fazem parte do jogo e, neste jogo, todos são adversários. Polícias, seguranças, árbitros e claques de outros clubes.

O objectivo é ganhar a confiança dos adeptos e melhorar a intervenção junto das claques de futebol. A primeira lição: «Manter a calma».

Em 10 dias, treinam 30 polícias e faz-se exercício final de acompanhamento de adeptos entre a estação da cruz quebrada e o estádio nacional, em Oeiras. A polícia não quer violência mas conta com ela.

Em Portugal há 27 claques registadas, num total de 11 500 adeptos. A policia admite que das 15 claques mais complicadas os adeptos do Porto, Benfica e Sporting são os que dão mais trabalho. À boca pequena apontam os No Name Boys, como a claque mais difícil de controlar."

23 comentários:

Anónimo disse...

isso dos spotters já existe há mto.
o prob é que qdo há alguma merda,quem vai lá é o corpo de intervenção (e para que servem esses gajos? :S)e nc vão os spoteers para acalmar.como se alguma vez os vi a fazer,pois qdo os vejo a ir pá bancada é de extensor em punho.
mudem é a mentalidade da policia fdx!

Anónimo disse...

nenhuma claque é controlavel, basta algo correr mal que não nos conseguem segurar... podemos estar numa caixa formada pelo corpo de intervenção mas se houver problemas conseguimos sair.

Esses Spoters bem podem tentar, como podem bem ficar a fazer o que eles gostam...estar de braços cruzados a marcar caras..em vez de serem pagos para isso defendam o nosso pais dos verdadeiros criminosos

ACAB

Anónimo disse...

tenham mas é vergonha na puta da cara... estes merdas fazem parte do futebol moderno,como tal,só merecem desaparecer!! Orientem mas é um trabalho digno! anda aqui uqui um gajo a descontar,para estes cabrões do crl andarem a ver a bola á pala!
A.C.A.B !

Anónimo disse...

afinal o escuteiro( ACAB girafa) ainda lá anda

o ACAB a dizer que o clube dele é a policia
até se engasgou

devia de haver Spoters nas feiras e nos acampamentos ai é que eu gostava de os ver de peito inchado
sem o distintivo e sem bastão é que se vê os homens.

Anónimo disse...

gostava de os ver nos bairros como estão nos estádios.. paguem para ver a bola.. proteger quem? prevençao de que? All Cops Are Bastard

Anónimo disse...

no paz e amizade são sempre estes gajos que fodem as claques do sporting! desapareçam!

Anónimo disse...

É preciso mudar a mentalidade de lado a lado. Verdade seja dita, principalmente nas claques maiores (3 estarolas), a maior parte do pessoal que lá anda não interessa a ninguém e em nada contribui para o movimento.

A polícia também agiu mal muitas vezes, mas quantas "nós" também não agimos?

Devia-se era ter acabado com o movimento nos anos 90, a partir daí, tem sido uma autêntica anedota, se é que existe.

Anónimo disse...

A pergunta que se impõe é porque razão não vão estes polícias para os bairros onde os pretos e os brasileiros andam aos tiros, para lá não vão?! e não fazem nada, vão é para os estádios por vezes varrer ao minimo barulho"... enfim

Anónimo disse...

Se fossem para o caralho estes bofias de merda...é so tangas nesta reportagem! ACAB

Anónimo disse...

O escuteiro não é esse que fala.

Anónimo disse...

as claques mudaram,hoje em dia os grupos estam contaminadas por gente sem valor. esta geração de merda pos 2000, estragou muita coisa..não teem mentalidade nem cultura ultra,e isso é evidente.
Ao pessoal mais novo..vejam lá se deixam essa moda de merda,de basofes,e vejam fotos,videos e etc..e falem com os mais antigos para começarem a ganhar alguma mentalidade!

Anónimo disse...

http://simplesmente-ultras.blogspot.com/

Anónimo disse...

Faz tempo que há e sempre vai haver, não se iludam...
aprendam é que lá fora pequenos ou grandes clubes têm elevadas prestações e o espirito do velho estilo..

http://www.youtube.com/watch?v=LGwLESXnTo8

saudações

Ultras Magazine disse...

ULTRAS MAGAZINE | Estamos a construir um novo projecto sobre o panorama Ultra Nacional. Tendo em conta que todos os projectos necessitam de divulgação para o seu arranque, vimos através deste meio apresentar o link de redireccionamento.

http://ultrasmagazine.blogspot.com

Anónimo disse...

este curso é o mais requesitado pelos meninos da juventude felina...ha ha ha ha ha

Anónimo disse...

vamos receber os meninos de guimarães como eles merecem! sporting fans

Anónimo disse...

Muito se fala acerca deste assunto e é um tema que há muito deveria ser abordado por mim. Quando as pessoas vão para o sector de um grupo de apoio têm que ir com o pensamento que primeiro está o apoio ao clube e a prestação do grupo no jogo e só depois está a visualização do jogo. É uma coisa que tem acontecido em variados grupos portugueses que é as pessoas refilarem com outras pessoas do grupo que estão com as bandeiras ou com os estandartes no ar e não as deixam ver o jogo. Mas são vocês mesmo que estão mal e não sabem o quanto estão a ser ridiculos com essas bocas. Afinal de contas estão numa curva ou estão numa bancada central? O material é para estar sempre no ar porque os ultras estão na bancada para apoiar e os estandartes e as bandeiras fazem parte desse mesmo apoio e por isso é para estarem sempre activas. Querem ver o jogo bem e na sua totalidade vão para a bancada central ou fiquem em casa. Sejam ultras no verdadeiro sentido da palavra e não tenham atitudes de adeptos da central.

Canta, empurra, grita, abana a bandeira, salta...tudo pelo teu clube. Dignifica o cachecol que trazes ao peito.

Anónimo disse...

02 Novembro, 2010 02:40 nao podia estar mais de acordo

Anónimo disse...

ESTANDARTES COM O TOPO GIGIO E OUTRAS BONECADAS DE MERDA. OTÁRIOS DO CARALHO!
O PESSOAL DOS ESTANDARTES, APENAS QUEREM ESTAR VISIVEIS PARA APARECER NA TELEVISÃO, SÃO UNS BONECOS, VÃO PARA OS CASTINGS DOS IDOLOS.
GOSTAM DE FUTEBOL? OU VÃO SÓ PARA DAR NAS VISTAS?
CHAVALADA DO CARALHO!
JÁ AGORA QUAL O PROBLEMA DAS CLAQUES LEGALIZADAS, ANTIGAMENTE QUANDO O PESSOAL TINHA OS CARTÕES DE SOCIO DAS CLAQUES, OS NOSSOS DADOS TAMBÉM ESTAVAM DISPONIVEIS E NINGUEM TINHA MEDO DE DAR A CARA.
TÊM MEDO DE SER LEGALIZADOS PORQUE TÊM MEDO DE ASSUMIR O QUE SÃO.
QUEM SE QUER LEGALIZAR TEM O DIREITO, QUEM NÃO QUER TUDO BEM NA MESMA.
MAS TENHAM É COLHOES PARA DAR A CARA, QUEREM ANDAR NA SOMBRA PORQUE SÃO COBARDES.
JÁ AGORA ESTA PARA OS NN, VOCÊS ACUSAM OS OUTROS DE NÃO IREM PARA OS JOGOS EM CARRINHAS COMO VOCÊS, SE CALHAR OS OUTROS NÃO TÊM DINHEIRO PARA IR NO CONFORTO DE UM TRANSPORTE PESSOAL, FICA MAIS BARATO IR DE AUTOCARRO COM O GRUPO.
MAS VOCÊS SÃO TODOS RICOS, NAO VOS CUSTA A GANHAR, ANDAM A ROUBAR E A VENDER DROGA, QUEM TEM QUE TRABALHAR, NÃO PODE IR ARMADO EM CASUAL DE LUXO EM CARRINHAS MERCEDES.
JL

Anónimo disse...

hahaha roubar?roubam a JL
vender droga???HAHAHAHAHA CAGUIEME A RIR COM ESSA FALA A CLAQUE DESTRIBUIDORA DA BRANCA EM PORTUGAL....HAHAHAHA

Anónimo disse...

Juve Leo a falar em droga ... loool

"" NANA LARGA A BRANCA ""

Anónimo disse...

Quanto ao classico mais do mesmo, SD em grande número, vá lá abriram umas tochas (milagre).
Em relação aos que falam da droga, devia de ser erradicada, mas antes isso que vocês nenucos que têm medo dos pretos que invadiram a vossa claque, vocês são a vergonha deste país! honra aos portugueses com P grande que ainda estão nos NN e remam contra a maré. honra eles

Anónimo disse...

nao foi em alvalade que se encontrou a branca..

Enviar um comentário