31 maio 2010

Repressão: PSP ORDENA 'TOLERÂNCIA ZERO' - 4500 "Hooligans" fichados!



600 adeptos violentos proibidos de ir ao Mundial 2010

A PSP tem cerca de 4500 'hooligans''fichados', 600 deles violentos. Mas este ano nenhum foi interditado de entrar em estádios
As forças de segurança estão a vigiar cerca de 600 adeptos, classificados como "violentos", das claques dos principais clubes do futebol nacional. O objectivo é controlar se algum deles pretende embarcar para a África do Sul para assistir ao Campeonato Mundial. Se for detectada alguma movimentação nesse sentido, a PSP, através do Ponto Nacional de Informações de Futebol (PNIF), informa as autoridades sul-africanas sobre a iminência da sua chegada e são desencadeados meca- nismos de segurança, previamente acordados, para impedir a entrada naquele território.
De acordo com fonte do núcleo de informações de futebol da PSP, estes hooligans são os mais violentos entre um total de 4500 adeptos que são considerados de "risco". "Estes cerca de 600 adeptos estão integrados numa categoria, definida internacionalmente, que enquadra aqueles que "têm por hábito envolverem-se em comportamentos violentos contra adeptos de clubes rivais, sempre que têm oportunidade", explicou ao DN Rodrigo Cavaleiro, desta unidade da PSP.
Os restantes cerca de 3900 que a polícia tem "fichados", "não vão ao futebol com intenção de provocar a violência, mas, em algumas condições, em massa, instigados, alcoolizados, há fortes possibilidades de se tornarem violentos".
Estes números fazem parte de um relatório de balanço sobre a última época de futebol que a PSP, força de segurança que tem competência nas áreas dos maiores clubes, está a concluir. Segundo dados, ainda provisórios desse documento, houve um aumento do número de incidentes, que resultaram em processos crime e/ou autos de contra-ordenação, bem como das detenções efectuadas, que duplicaram (ver gráfico em baixo).
Apesar destas subidas, a polícia "desconhece que tivesse havido alguma sanção de interdição de entrada nos estádios" contra qualquer dos protagonistas dos incidentes, que estão identificados. De acordo com a nova lei contra a violência no futebol, de 2009, até os clubes podem aplicar esse castigo, além, claro, dos tribunais.
"A experiência que temos colhido noutros países é que, mais que pela repressão policial, uma atitude disciplinar dos clubes sobre os seus sócios produz melhores resultados, pois os adeptos respeitam o seu clube e não gostam que este os castigue", diz o subcomissário João Pestana, do PNIF.
Este oficial destaca, no entanto, que "o grau de violência dos incidentes desta época não foi, de forma alguma, com um nível de gravidade como já aconteceu em anos anteriores".
 

PSP ordena 'tolerância zero'

As ordens são muito claras e já são do conhecimento dos comandos da PSP, nas áreas com estádios que recebem jogos do campeonato de futebol. "Vamos usar todos os procedimentos legais que estiverem ao nosso alcance para dar um sinal claro que acabou a impunidade. Qualquer incidente, mais ou menos violento, enquadrado como crime ou contra-ordenação, terá o respectivo processo", assegurou ao DN um alto responsável desta polícia. "Os clubes já foram informados que vigorará a 'tolerância zero' logo a partir do jogo 1 da próxima época", acrescentou esta fonte.
Aplicar as medidas legais é um dos dois eixos estratégicos que a PSP definiu. Outro é a "sensibilização dos magistrados no sentido de estes utilizarem mais frequentemente a sanção acessória de interdição de entrar nos estádios, em todos os casos que a lei permita".
As orientações da PSP já começaram a ser "testadas" na última época de futebol, que terminou há duas semanas. Os resultados estão à vista: duplicou o número de detenções, de acordo com números ainda provisórios, que podem ainda aumentar depois de introduzidos os processos das últimas jornadas, que ainda não foram finalizados. "Duplicaram as detenções este ano e daqui para a frente ainda vão subir mais. É inadmissível o que se tem passado", disse ao DN fonte policial.
A PSP pretende também com esta "marcação cerrada", principalmente às claques, que estas deixem de ser cobertura para crimes mais graves, como aconteceu com os No Name Boys. Esta semana, vários membros desta claque foram condenados, num processo dirigido pela PSP - a "Operação Fair Play" - por crimes como posse de armas ou o tráfico de droga.
Esta época de futebol foi o "ano teste" da nova lei que estabelece o regime jurídico "do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos" e por isso, na opinião do subcomissário Pestana, especialista da PSP nesta matéria, "ainda é cedo para se fazer balanços". No entanto, este oficial considera que "têm sido dado passos legislativos importantes, como, por exemplo, o de atribuir aos clubes uma maior responsabilidade em matéria de segurança". 


Fonte: DN

32 comentários:

Anónimo disse...

Em relação aos Benfiquistas podem ficar descançados que nós não apoiamos esta selecção de merda!!

BENFICA SEMPRE

Anónimo disse...

De certeza que não!
que se foda esta selecção,queiroz,treinador de merda,e todos os brasileiros que lá estam!

kino disse...

temos que acabar com os compadrios e os brasilmerdas na seleção. podem meterme na ficha dos holigans, este ano a minha seleção sao todas as que foderem este nojo que alguns chamam de seleção portuguese.

portugal oas verdadeiros portuguese. benfica sempre

Anónimo disse...

agora imaginei estes 4500 num europeu
era giro de se ver
mentalidade superior por Portugal

anonimo disse...

sou sportinguista a 101% e para mim esta seleçao não me diz nada porque ter la o deco , o pepe e o liedson apesar de jogar no sporting não tem o direito de la jogar nem ele nem nenhum brasileiro apesar de terem um grande valor ! seleçao 100% PORTUGUESA !! SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Anónimo disse...

pepe parado 6 meses e memso assim e convocado! uma vergonha! deus queria que nao passe os grupos! Queiroz es o que es a custa do SIR! nao passas de um trolha do futebol!


NNorth

Anónimo disse...

Estão com uma azia por só lá terem um animal (:

Anónimo disse...

Estou a imaginar 4500 Portugueses destes num europeu ou num mundial o que seria ?
mentalidade superior por Portugal

PORTUGAL disse...

Estes lampioes tao com azia de so terem la 1 jogadorzeco???
Ainda vao festejar muitos golos dos tais brasileiros...
EU AMO PORTUGAL...
ODEIO ANGOLA...

Anónimo disse...

lampioes manquem-se pa! voces nao torcem por portugal porque nao sao portugueses! PORTUGAL SEMPRE! SPORTING ULTRAS! A CAMINHO DA GLÓRIA

Anónimo disse...

Mais um aqui que não apoia a selecção dos naturalizados, a selecção da vergonha cheia de brasileiros e de africanos que não são portugueses.

Mentam a jogar sós os portugueses nativos desta terra e aí teremos de volta a nossa seleccao nacional!

Viva a Portugal
abaixo da selecção da FPF

Anónimo disse...

não sou contra a naturalizaçao de jogadores, mas devia haver um limite de naturalizaçoes. espero que portugal consiga chegar o mais longe possivel, e nos portugueses só temos de apoiar pelo amor à pátria! portugal sempre

Anónimo disse...

OS Benfiquistas tão com azia do que? cabeçudos e cheios de azia andam voces! SOMOS CAMPEÕES! E VOCES? AJOELHEM-SE PERANTE O MAIOR DE PORTUGAL. DEIXEM SE DE MERDAS SEUS MORTOS! agora só porque vão meia duzia ao futsal pensam que são alguem?o vosso tempo acabou á muito!
ALGARVE 1992 !

Anónimo disse...

amo Portugal e dava a vida pela nação e pela Europa, mas odeio esta seleção INTERNACIONAL quem serão os próximos naturalizados? mais 3000 brasileiros e mais 3000 africanos??? e assim de destrói uma nação e uma selecção. nojento

Anónimo disse...

tenho pena é de ter ido o fabio coentrão, assim nao tinha motivo nenhum pa gostar da seleção.

FORÇA BRASIL FORÇA ARGENTINA!!!

NAO CONSIGO GOSTAR DE UMA SELEÇÃO ONDE JOGA LIEDSON E BRUNO ALVES.

NEM DOS GRUPOS PASSAM FILHOS DA PUTA.

Anónimo disse...

Chamas-nos mortos mas depois assinas como um diabo rabeta ? Granda piada! Vai lá para a tua bancada juntar-te aos teus 10 companheiros... ATRASADO DE MERDA!

Anónimo disse...

Força brasil? se gostas do brasil, poe te a andar, vai para o brasil vai para africa desaparece de Portugal. Portugal é Portugal e devia de jogar somente com jogadores de raiz nacional portuguesa.
Liedson??? Miguel? Rolando Pepe? Deco? vão mas é brincar ás selecções para o carago.
Mas não brincam como nome de Portugal desde 1143

SAUDAÇÕES PARA OS VERDADEIROS

Quando naturalizar o deco, o que é que a Juve Leo fez? FOI A UNICA que se tenha visto a mostrar que estava contra esta pobre vergonha das naturalizações por conveniência - colocou uma faixaa dizer Portugal aos portugueses!
e muito bem
Os que criticam agora--- não mexeram uma palha para que selecção não se transformasse numa sucurçal do brasil.

Anónimo disse...

no benfica nao ha portugueses! portugal somos nos! 1976

Anónimo disse...

liedson allez allez

Anónimo disse...

És tão ignorante e atrasado mental que até dizes que sou dos diabos.
vá,pra escola mas é.. vai la acabar o 9º ano!

Anónimo disse...

bruno alves, nani, dany, miguel... nao e so deco pepe e liedson...

Anti-Selecção Luso-Brasileira/Africana

Anónimo disse...

azia nos? por ter um jogador? por mim nao queria nem o coentrao la, assim nao ha risco de lesao nem nada! Desde 2004 que cago na seleçao! So vejo hipocrisia! voces andam de olhos tapados! viu se na covilha, meia hora de treino e fecham as portas! Andam os adeptos atras deles porque quem os paga somos nos na realidade, e eles ainda nos viram as costas! Acordem para a vida e metam as vuvuzelas no cu deles ;)

FORÇA ESPANHA!


SLBENFICA FANS!

NNoth

Anónimo disse...

É assim, eu digo Viva a Portugal! a minha nação.
Mas também não apoio esta selecção que cada vez fica menos portuguesa.

Anónimo disse...

Vão brincar so naciolistas.

Eu sou benfiquista nao sou portugues.

Anónimo disse...

então se não és português, desaparece de Portugal, vai para África para veres como é bom, desaparece da Europa.
Eu sou português e tenho muito orgulho em se-lo e sou benfiquista também, mas não apoio esta equipa pois não é nacional e tem muitos naturalizados.

Anónimo disse...

os carecas mandam nos no name, hoje viu-se em alvalade

Anónimo disse...

FOREVER NA PRISAO FOREVER NA PRISAO

Anónimo disse...

apoiar sempre o simbolo da nossa patria! seja preto, branco, vermelho, verde, temos é que apoiar para sermos campeoes do mundo!

Anónimo disse...

Lampiões vocês envergonham Portugal, o que eu ja li aqui deixa me triste... Alguns de vocês a apoiar a espanha, brasil ou a argentina? o que é isto?

Falem mal da federação mas nunca do vosso país, é por estas e por outras que o nosso país é o que é, só escumalha que cá vem parar...

Por Portugal Sempre, pelo Sporting até à morte

Curva Sul 1906

Anónimo disse...

os africanos não são portugueses, nem os brasucas

SÓ PORTUGUESES deviam de jogar por Portugal.
por isso é que esta selecção não é nossa e nem sentem a camisola.

Anónimo disse...

08 Junho, 2010 17:41

Se Portugal arrumar seras o primeiro a criticar ;)

SELEÇAO DOS AFILHADOS DO QUEIROS! PEPE lesionado 6 meses e mesmo assim e e convocado e talvez Titular, que vergonha, um jogador que vai para la sem ritmo! ENFIM

NNORTH

Anónimo disse...

ao puto estupido que diz forever na prisão,tas te a esquecer que alguns dos teus tambem lá estam!
honra a todos aqueles que lutam pelo seu simbolo!
de certeza que tu n és um deles!
este ano promete,podem ter a certeza,e estejam atentos,é só o que tenho para dizer.
vai haver surpresas ao longo da epoca.
veremos quantos de vós iram provar do nosso ódio.

Enviar um comentário