06 abril 2010

"YOU' LL NEVER WALK ALONE" - Hinos do futebol

O cântico ganhou fama em Liverpool nos anos 60 e hoje em dia é seguido por várias equipas


"Temos cada vez menos adeptos no estádio. A crise tem algum impacto, mas é sobretudo uma crise de militância", queixou-se Filipe Soares Franco em 2008 quando ainda era presidente do Sporting. Dois anos depois, na madrugada de ontem, os adeptos dos Boston Red Sox (basebol) esgotaram a lotação do Fenway Park pelo 551º jogo consecutivo.

De volta ao lado europeu do Atlântico, o Liverpool, que até tem proprietários norte-americanos, não se pode queixar de militância. E se os adeptos dos Red Sox cantam invariavelmente o tema "Sweet Caroline" de Neil Diamond perto do final do jogo, os adeptos do Liverpool, que também não têm dificuldades em encher Anfield, escolhem "You'll Never Walk Alone".

Porquê? Conta a história que a culpa é do grupo Gerry & The Pacemakers, que fez uma versão do tema do musical "Carousel" de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein. Gerry Marsden, líder da banda, ofereceu o single ao treinador do Liverpool Bill Shankly em 1963. E a partir daí o período de aquecimento era feito com as dez músicas do top britânico. O "You'll Never Walk Alone" foi o único tema que ficou no ouvido dos adeptos que continuaram a cantá-lo, mesmo quando já não figurava nas dez mais.

Desde então passou a ser uma marca do clube de Liverpool e acompanhou-o durante os cinco títulos europeus em 1977, 1978, 1981, 1984 e 2005. Actualmente há adeptos adversários nas competições europeias que se juntam ao momento antes do apito inicial.

SEGUIDORES - A tradição de cantar a música como um hino do clube não se ficou por Liverpool. A fama percorreu mundo e actualmente há muitas mais equipas que seguem o exemplo de Anfield.

Os escoceses do Celtic são os mais apaixonados pelo cântico, pelo que um eventual confronto entre as duas equipas ganha sempre um encanto especial antes da partida. No entanto, Feyenoord e Twente (Holanda), Club Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha) e FC Tokyo (Japão) entre outras, também ouvem e cantam o tema do musical "Carousel" antes dos jogos.

Mais recentemente, a alemã Alina Schmidt cantou o tema perante as 45 mil pessoas presentes no estádio do Hannover no memorial de homenagem ao guarda-redes Robert Enke.


Em portugal são várias as claques que entoam este hino,  desde  os anos 90, mas nenhuma o conseguiu afirmar no panorama nacional, até ao momento, levando a que o clube o adopte como um dos seus hinos oficiais, tal como já aconteceu com outros clubes a nível mundial.
Aqui fica a letra:

6 comentários:

Anónimo disse...

muito bom o convivio na sexta feira

Anónimo disse...

o primeiro vídeo tá do melhor que já vi... Os ultras gregos e o ppl de leste são os mais malucos mas estes ingleses realmente têm qualquer coisa de mágico. Sem estarem organizados dão mais show do que qualquer claque em Portugal algum dia fará. Incrivel. É de que ano o vídeo?
Cumprimentos. RUMO AO 32º!

Anónimo disse...

A NNossa LUZ também é um inferno.SEM MEDO.SLB.

Anónimo disse...

fidelidade sempre! jl1976

Anónimo disse...

a vossa luz nao mete medo a ninguem

Anónimo disse...

Reparem nos adeptos do liverpool amanha..

Enviar um comentário