03 março 2010

No Name Boys: COMEÇOU O JULGAMENTO PARA 37 MEMBROS - Operação "fair play" [10]



Defesa pede nulidade do crime de associação criminosa


A defesa de três arguidos do processo No Name Boys pediu esta terça-feira a nulidade de parte da acusação, alegando que a investigação do crime de associação criminosa é da competência da Polícia Judiciária e não da PSP.


Elementos do núcleo duro da claque não legalizada do Benfica No Name Boys começaram hoje a ser julgados por associação criminosa, tráfico de droga, posse de armas e ofensa à integridade física, furto, roubo e outros crimes.

A advogada Ligia Borbinha apresentou um requerimento ao tribunal alegando que a investigação do crime de associação criminosa, imputado pelo Ministério Público a alguns dos 38 arguidos, é da "competência exclusiva da Polícia Judiciária".

A sustentação da causídica assenta na Lei 49/2008 de investigação criminal.

Os atos de violência do núcleo duro dos No Name Boys foram investigados pela 3. Esquadra de Investigação Criminal da PSP a partir de 2008.

O colectivo de juízes da 5. Vara Criminal de Lisboa começou por afirmar que foram imputados mais crimes a cinco dos arguidos dos que inicialmente constavam na acusação.

Os arguidos hoje ouvidos, muitos dos quais não quiseram prestar depoimento, negaram todos os factos, nomeadamente que a claque do Benfica tinha "líderes" e que eram o "braço armado" do clube.

Todos afirmaram que a missão da claque era apenas "apoiar e acompanhar o Benfica", que não tinham instalações no clube e que não recebiam bilhetes a preços mais baixos para depois os revenderem.

Sobre a relação com as claques de clubes adversários, nomeadamente Sporting e FC Porto, os arguidos garantiram que os confrontos eram espontâneos, não planeados e muitas vezes eram ameaçados através de sites da Internet.

Miguel Claro, um dos detidos, garantiu que as 100 gramas de haxixe encontradas tinha sido comprada a um cigano na ilha de Faro e eram para consumo próprio e que as armas que lhe foram apreendidas (soqueira, taco, pistola) eram para "defesa pessoal".

Segundo a acusação, os acusados praticaram crimes "minuciosamente planeados e executados com superioridade numérica e mediante a utilização de meios especialmente perigosos".

Para o Ministério Público (MP), os No Name Boys agiam "motivados por ódio e intuitos de destruição, sem motivação relevante, contra elementos das claques" do Sporting e do FC Porto.

Os principais arguidos são acusados de ações violentas contra elementos afetos à claque do Sporting Juve Leo, tendo um sofrido "socos, pontapés e facadas" e ainda sido queimado "com uma tocha". Todas estas acusações foram negadas pelos arguidos que hoje prestaram declarações.

Na sessão de ontem, sentados na sala do tribunal, alguns arguidos revelaram nem sequer se conhecerem. Outros fizeram questão de mostrar as suas ligações aos No Name: um deles vestiu uma camisola preta com o símbolo dos No Name nas costas.
Pité, Miguel Claro e Caturna, os alegados líderes dos No Name, quiseram esclarecer o colectivo de juízes. Todos eles explicaram que os No Name "sempre foi um grupo de dois, três mil amigos que iam puxar pelo Benfica", sem dirigentes. Há sim um elemento mais ligado à direcção do Benfica que "trata dos bilhetes", mas nenhum deles chegou a ocupar esse lugar. "Só uma vez pedimos mais dinheiro a membros da claque, mas foi para financiar um busto a um membro da claque morto num acidente de viação", concluiu Hugo Caturna.

 Os três negaram ter bilhetes mais baratos para os jogos e garantiram que o apoio da direcção do Benfica terminou quando demonstraram que não queriam legalizar-se.
A Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa, refere na acusação que o Benfica cedia um espaço para reunião da claque e ainda disponibilizava bilhetes a preços reduzidos. Todavia, a 26 de Outubro de 2009, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional arquivou o inquérito que averiguava o eventual "apoio ilícito do Benfica a grupos organizados de adeptos".
Justificaram ainda que os ficheiros nos computadores com imagens de adeptos do Sporting servia para defesa pessoal. "Tinha receio de ser atacado por adeptos de outro clube", disse Pité. Já Miguel justificou as constantes ameaças de que era alvo em sites da Internet para o facto de ter na sua posse uma arma de fogo e uma soqueira quando a polícia o deteve. Só não explicou porque, se era ameaçado e sentia tanto medo, nunca se queixou às autoridades.

Num ambiente relativamente descontraído, um dos arguidos respondia ao juiz Ricardo Cardoso, conhecido pela sua intervenção no caso Vale e Azevedo. O magistrado perguntou-lhe se os 250 gramas de haxixe que lhe foram apanhadas eram para consumo. Respondeu que gosta de promoções e, por isso aproveitou a oportunidade no bairro da Cova da Moura, na Amadora. Risada geral.

O final da primeira sessão de julgamento foi marcado pelas despedidas: quem está em liberdade beijou e abraçou quem ficou em prisão preventiva. Padrinho! Gritavam alguns antes de Hugo Caturna ser algemado. Corleone! Chamava alguém da assistência para o mesmo detido, considerado pela acusação como um dos líderes dos No Name Boys.


JUIZ É 'FERRENHO' DO FC PORTO

Renato Barroso é o juiz-presidente do colectivo responsável pelo processo ‘No Name Boys’. O magistrado, no entanto, nunca negou a sua condição de adepto ‘ferrenho’ do Futebol Clube do Porto.
Renato Barroso, de resto, já foi mesmo o presidente da casa do FC Porto em Lisboa. Mas este não é o primeiro processo com referências ao Benfica que o juiz julgou durante a sua carreira. Foi este magistrado a condenar o ex-presidente do clube encarnado, Vale e Azevedo, a sete anos e meio de cadeia por burla ao empresário Dantas da Cunha.

No processo dos No Name Boys, Renato Barroso promete, entretanto, uma decisão para breve sobre o requerimento apresentado pela advogada de três arguidos, que requereu a nulidade de parte da acusação, alegando que a investigação do crime de associação criminosa é da competência da Polícia Judiciária e não da PSP.

O julgamento prossegue esta quarta-feira no Campus de Justiça de Lisboa.


38 comentários:

Anónimo disse...

mostra a cara

nao te escondas

Anónimo disse...

podem acrescentar ai que o no name mais antigo ai a ser julgado entrou na claque apenas em 2001.
são estes os verdadeiros no name da velha guarda? acho que não!!
estes são os no name que os media criaram depois de 96

GATE 13 disse...

Epa não vão conseguir provar nada!!

deixem eles irem para casa, pq se não vão continuar a ser gozados por eles ;)


BENFICA FANS!!

Anónimo disse...

FORÇA MALTA!!

O NOSSO EMBLEMA DIZ :
UM POR TODOS , TODOS POR UM!!

O 32º TAMBÉM SERÁ VOSSO!

Anónimo disse...

é GOZAR com eles..lol..EU sou o Lider...Pluribus Unum

Anónimo disse...

Comentário 3 Março 2001 11.06, disseste tudo. A velha guarda dos No Name Boys, os casuais, a ala dura, espalhada por vários nucleos nem sequer esteve metida neste caso, verdade seja dita.

Voltem anos 90
NN sempre!
Na curva SLBenfica BOYS

Anónimo disse...

Tudo pra "ingles" ver, os jornalistas e o ze povinho gosta é destas fofocas.
Força amigos, ca vos esperamos na bancada a torcer pelo GRANDE BENFICA.
ATE JA

Anónimo disse...

Uns escrevem livros, tem grandes maquinas e tem a quarta classe incompleta.
Gabam-se de isto e aquilo, e andam impunes a tudo, outros levam por esses.
Enfim.
Portugal Portugal tens coisas que surpreendem a qualquer um, e problemas juridicos é o que não nos faltam.
Ao ver este processo entre muitos que andam por ai e que ninguem sabe, so da vontade de RIR bem alto.
Porque casos destes todos os dias aparecem nos nosso tribunais, mas se não fosse um grupo de socios do BENFICA, não tinha tanto mediatismo.
OS verdadeiros criminosos do nosso futebol, os dirigentes, os jornalistas da imprensa escrita e televisiva, dizem e fazem o que lhes apetece e não lhes acontecem nada.
Eles é que matam o futebol, com transmissões a horas indecentes e preço dos bilhetes altos.
Abraço camaradas
Força BENFICA, FORÇA AMIGOS ATE BREVE
Rumo ao titulo

Anónimo disse...

aí ao otario que disse "mostr a cara"
pk k n mostras tu a tua oh atrasado mental?
mete la a tua cara aqui na net heroi. esta merda é so herois na net. e po outro que disse que o mais antigo é de 2001.
mais valias estares calado do que andares aí a dizer merda, dois deles sao meus amigos dos 90's,mas nem vou estar aqui a divulgar nomes,porque voces nao teem nada a ver com isso.
preocupem-se com voces e com os vossos grupos,em breve a tal turminha esta de volta para mal de muita gente.

Anónimo disse...

os juizes e os media so vao piorar as coisas....ja tentaram akabar kom nosco e n conseguiram...agra tm n vao conseguir...

Anónimo disse...

03 Março, 2010 20:12

És portugues?? "Kom nosco" deves ser deves...
ahahahhah

Quanto ao NNeNNuco que diz para mal de muita gente...Deve ser deve.
Dia 11 de Abril quero ver isso

Anónimo disse...

então vem á luz,tal e qual como aquele tal grupo foi á vossa casa. no dia em que fizeres isso eu mesmo vos darei todo o mérito.
dia 11 de Abril estamos á vossa espera.
Voces sabem onde estaremos,nao vou dizer aqui. estamos á vossa espera.
venham muitos. ate ja

Anónimo disse...

A RESPOSTA VAI SER DADA NO DOMINGO CONTRA O PAÇOS! PREPAREM-SE! DEIXEM PASSAR OS RAPAZES DA LUZ!

Anónimo disse...

quem manda nos no name entao? velha guarda ou estes? ta bonito ta..

Anónimo disse...

mas é preciso alguem "mandar"
deixamos isso para vocês...organizados e vendidos!!!!

Anónimo disse...

quem manda nos NO NAME,são os NO NAME.
o resto fica apenas para quem deve saber.

Anónimo disse...

voces falam sem saber.. voces é podem ser campeoes, mas campeoes da net ja sao, nao largam isto..

Anónimo disse...

e para o das 17:07, uma turminha nao é organizada?

Anónimo disse...

Casuals Sport Lisboa e Benfica

Anónimo disse...

Se fosse o madureira ou outro sd já vinha tudo criticar porque é corrupto, porque vive à custa da droga e dos sd, etc etc...

Vocês que comentam aqui são os maiores em mentalidade e coerência, não haja dúvida! ;)

Anónimo disse...

mas voces sao defecientes mentais?
eram abusados pelos vossos pais em craiança?
ou sao mesmo cegos?

GOZAR? eles continuam a GOZAR????

os miudos andam a apanhar o sabonete na cana e voces dizem que eles andam a gozar?


hello voltem a realidade...
os miudos estao a passar mal ok
nao sao nenhuns herois,
se lhes forem perguntar se foi fixe estar preso eles vai dizervos que foi sempre a GOZAR!!!

so podem estar a GOZAR comigo:)

Anónimo disse...

Por acaso tambem acho bem mostrarem a cara

Se foram homens para andar a investigar a vida das pessoas para depois irem 10 bater em 1, tambem acho que deviam mostrar a cara

quem nao deve nao teme nunca ouviste dizer

Anónimo disse...

de certeza que nenhum deles te teme a ti.

Anónimo disse...

E so mer............., tudo preso. E divulguem as fussas desses gajos...

Anónimo disse...

QUEM NNÓS SOMOSSSSSSSSSSS
NNO NNAME NNO NNAME
SOMOS OS MAIORES

Anónimo disse...

É SO RIR É SO RIR! O QUE É FACTO É QUE NA PENULTIMA JORNADA OS ´´CAMPEOES´´ VAO CAIR DO ANDOR... O DIA TA A CHEGAR... QUERO VER QUEM SE HA ALGUM GAY DE VERMELHO TEM COJONES NO DRAGAO... NEM HOMENS QUANTO MAIS GAYS...

Anónimo disse...

no dragao passeia-se á vontade.. scp fan

Anónimo disse...

Para o anonimo 05 Março, 2010 21:29

Letras teem voces! Ja ano passado fui ao dragao e nem um Super vi na rua! Coitados, so letra! Na penultima jornada estamos ai para festejar o 32º CAMPEONATO ARTISTA!

E PARA VOCES ( LAGARTOS, TRIPEIROS E MARROQUINOS) Deixo-vos uma caixinha de reNNie para a azia ;)



CARREGA BENFICA!

NN INVICTA

Anónimo disse...

05 Março, 2010 21:29 Anónimo


AHAHAHAHAHAHA

Estou cheio de medo ! lol
nesse jogo vai ser "olés" desde o 1º minuto!
AHAHAHAHAH

Anónimo disse...

haviam de investigar o jantar de aniversario, viera e rui costa com eles todos alguns arguidos e muitos

INVESTIGUEM OS ILEGAIS DA TRETA

Anónimo disse...

haviam de investigar o jantar de aniversario, viera e rui costa com eles todos alguns arguidos e muitos
INVESTIGUEM OS ILEGAIS DA TRETA

E não apareceste lá tu para dar os parabens porquê?

Anónimo disse...

CADA VEZ SEREMOS MAIS...BENFICA ATE MORRER

Anónimo disse...

Vocês faLam que são casuais e que são rapazes sem nome e nunca se vao legalizar e que sao os maiores e ao mesmo tempo contradizem-se.
Porque sempre que tentam crescer alguem vos enterra porque voces dão nas vistas neste momento nem levam a v/ faixa principal para o vosso recinto desportivo. Aprendam com os erros que fizeram no passado e aprendam a apoiar o v/ clube. Não estavam n posição que estão neste momento com deliquentes em vez de ultras. vocês podiam ser os maiores de Portugal não o são porque ninguem dá 100% por os no name. O futebol dos anos 90 já acabou agora ha que olhar para o futuro. Casuais só em Inglaterra na Tuga sabe-se tudo.

Anónimo disse...

e os acab tambem la devem ter estado

Anónimo disse...

oh anonimo das 23h59, nós não precisamos de dizer que somos os melhores,porque em portugal,actualmente alem de ser o maior grupo,os No Name são os melhores,mas de longe!
sei que isso te custa muito,a ti,mas só tens é que ficar a ver no teu cantinho,porque nao tens vida para os da luz.
Quem és tu para dizer "aprendam a apoiar o vosso clube?!" quando somos o grupo com melhor poder vocal em Portugal? se queres falar de alguma coisa,sê coerente,se tiveres inteligencia suficiente para isso. mas pela maneira como escreves,e o que dizes,ve se logo que andas nisto á pouco tempo,se é que andas...visto que falas de merdas que nao tens noção!
Muita coisa dos anos 90 acabou,tanto nos NN como em todos os grupos por essa europa fora,mas muita coisa se mantem tambem.
casuais só em inglaterra?lol mas o que é que tu percebes disso para estares a falar? ha casuais muito melhores,e grupos mt melhores que em inglaterra. mas não vou perder mais tempo contigo. gosto de falar com pessoal que anda nisto á anos,e não com miudos que em vez de aprenderem com os mais velhos,veem pra net dizer MERDA,e falar de coisas que não sabem.
A LENDA CONTINUA...

Anónimo disse...

vai visitar os teus amiguinhos

Anónimo disse...

vamos a factos:porto-benfica em hoquei no entroncamento(sd presentes,nn nao),madeira(sd presentes,nn nao),pavilhao da luz(sd presentes),no pavilhao do dragao (nn nao)e a mais por ai fora,agora nao digao que e com escolta que o caturna sabe bem que nao e a quem ele ligou a dizer que os sd tavam bue.
um ultra azul

Anónimo disse...

lagartos a levaram nos cornos em madrid..LINDO!

Enviar um comentário