08 dezembro 2008

Entrevista: EX-LÍDER DOS DIABOS VERMELHOS - “Um novo grupo... Uma história mal contada”


Entrevista a Emanuel Lameira, ex líder dos Diabos Vermelhos


Emanuel, como é estar tanto tempo longe da curva Benfiquista?
não tenho estado propriamente longe, tenho estado é fora da Curva. Continuo a ir ao futebol sempre que posso, vou á bola com pessoal amigo, apoio o clube como posso. Continuo a tentar perceber e a tentar acompanhar o que se passa nas curvas em geral.

O que te levou a abandonar os Diabos?
A forma como estavam a ser geridos e a falta de identificação que eu sentia com essa gestão. Sendo eu o chamado "Presidente" ou "Líder" tinha que dar muitas vezes a cara por decisões com as quais eu não concordava, como tal e visto que não consegui mudar o rumo da situação, achei que sair era o melhor que podia fazer.

Quando saíste, formas-te de certa forma um novo grupo, como correu esse projecto?
Isso é uma historia mal contada. Quando sai da direcção dos DV, mantive-me no sector dos Diabos, acompanhava tudo o que se fazia e passava no Grupo. Numa ida a alvalade uma pessoa do meu grupo de amigos ligou para o numero dos DV para marcar bilhetes. Foi informado que só havia bilhetes para núcleos organizados oficiais dos DV e que só depois disso é que teriamos direito a bilhetes caso não tivessem já esgotado. Como queríamos garantir bilhetes para ir a alvalade e éramos todos Diabos, essa pessoa disse para reservar bilhetes para os Warriors. Foi assim que surgiu esse grupo. Basicamente podemos dizer que os Warriors nasceram porque a direcção dos DV na altura nos obrigou a criar um núcleo para poder garantir bilhetes para ir a bola.

Se pudesses, que soluções encontrarias para mudar o rumo dos acontecimentos?
Na altura em que sai havia 2 ou 3 hipóteses. Uma das hipóteses foi a que escolhi, sair. Quando sai da Direcção dos Dv nao tinha como objectivo sair dos DV, afastar-me do Grupo. Eu não preciso de estar na direcção dos DV para me sentir lá bem. Poderia estar fora da direcção e ajudar e colaborar no que pudesse e no que me pedissem. A partir dai uma serie de coisas aconteceram que me obrigaram a afastar das pessoas e consequentemente dos Diabos. Não são os Diabos que fazem as pessoas, mas sim o contrario. São as pessoas que fazem os Diabos. Soluções para o estado actual? Não me compete a mim arranjar soluções para isso. Posso sempre sugerir respeito pelo passado e pelas pessoas. Humildade em reconhecer os erros.

Neste momento o que fazes para ocupar o tempo?
Actualmente, mantenho a minha vida trabalhando na minha loja, como sempre. Comecei a fazer com alguma frequência organização de eventos, nomeadamene concertos. Quando estava na direcção dos DV organizava 1 concerto por ano, de vez em quando. Quando sai da direcção e visto que a minha disponibilidade aumentou comecei a fazer concertos quase todos os meses. Organizei também as 2 primeiras convenções de Tatuagem feitas em Portugal no ano de 2005 e 2006.

O que achas que mudou no movimento desde que o conheces, até aos dias de hoje?
Eu continuo "agarrado" ao estilo Ultra e todas estas "modernices" dos Casuals me faz uma certa confusão. Sempre valorizei as coreografias, os cânticos, as concentrações e as deslocaçãoes em grupo e numerosas e hoje em dia pouco disso se passa em Portugal. Ha novas ideias novas tendencias nas quais eu nao me revejo, embora entenda o porque de algumas delas aparecerem De qualquer das formas eu defendo a Historia e Tradições do movimento Ultra e a esse nível há muitas falhas nos grupos de hoje em dia. Não vejo um legado das Velhas Guardas para os mais novos. Não vejo referencias a dar bons exemplos dentro dos Grupos. Acho que os Grupos perderam a sua capacidade interventiva a nível social. Acho até que os Grupos deixaram de ser Grupos e passaram a ser conjuntos de Grupinhos onde cada um faz o que lhe apetecer, sem um rumo pensado e definido, sem uma identidade realmente de Grupo enquanto Grupo único e indivisível.

Qual é para ti o melhor grupo na actualidade?
A minha família e amigos. Não vejo um grupo que me encha as medidas a todos os níveis que me convença que este é realmente o melhor grupo.

Este blog sempre foi apologista dos grupos dos escalões inferiores, qual é a tua opinião sobre eles? E qual achas que serão os melhores neste momento?
Não tenho grande informação para poder falar com segurança sobre isso, há ai alguns projectos de valor pessoal antigo que mantém nesses grupos pequenos o que de melhor falta nos grandes sem desprimor para outros, posso destacar Ultras Ermesinde e os Fama Boys. Muito possivelmente são os últimos bastiões do movimento Ultras. Quer seja pela repressão exercida sobre os principais Grupos dos principais clubes quer seja pela falta de capacidade dos Grupos reagirem contra essa repressão. Dentro de grupos mais pequenos e clubes mais pequenos, talvez consigas ainda viver o movimento no seu aspecto mais puro. Não sei bem como é ser de um grupo pequeno porque eu sempre fiz parte de um grande Grupo Ultra que apoia o melhor Clube do Mundo.

Por falar em repressão, o que achas da actual lei?
Ridícula, castradora, parcial, discriminatória. Podia ficar aqui horas a falar sobre isso. Basicamente aquilo que mais me parece indiscutível é a necessidade que as autoridades tiveram em arranjar bodes expiatórios para justificar o dinheiro gasto em pseudo seguranças nos estádios a partir do euro 2004. Se acabarem com as equipas especiais para acompanhar as claques, há muita gente que vai ter que voltar a fazer combate ao trafico de droga em bairros problemáticos e isso é deveras arriscado. Se acabarem com os acompanhamentos ao que se passa em blogs de net como o teu, há muita gente que vai ter que voltar a fazer serviço a porta do hipermercados e dos bancos. Se acabarem com o controlo as deslocações das claques há muito boa gente que vai deixar de conhecer a Europa com viagens pagas pelos nossos impostos.

O que pensas da politica nas curvas?
Não faz sentido em países como Portugal, só divide as pessoas.

Para finalizar deixa-nos um comentário final.
Respeitem a Historia e valorizem a Tradição.



Fonte: UltrasLife

19 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Grande Lameira!

Anónimo disse...

Volta Lameira

Anónimo disse...

VOLTA...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Apesar de detestar o teu clube e os outros grandes..Vejo te como um grande ultra!!

Ultras Briosa85

Anónimo disse...

Tenho pena que no outro lado do estadio dos DV não pensem todos da mesma forma que tu :(

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Grande Emanuel. Fazes falta nas curvas e de megafone na mão.
Tomara muitos meninos que se auto-intitulam Ultras, terem a tua mentalidade.

Abraço

Anónimo disse...

Amigo e Lider Emanuel mais uma vez em grande..Grande abraço!!!

. Saudaçoes ultras !!

Anónimo disse...

Sempre grato por tudo ao que fizes-te pelos Diabos e pelo Benfica!

Obrigado pelas vezes que deste a cara pelo grupo, ficando prejudicado a nível pessoal..

Obrigado por teres colocado os diabos no topo, com grandes coreografias, com bastantes membros fieis..

Obrigado por tudo o que fizes-te..

Agora quem gosta dos diabos, só espera que voltes ou que apareça alguém que impute a mística dentro da claque..

Esperemos que os velhos tempos voltem..

Anónimo disse...

Volta Lameira

Saudações NN

Anónimo disse...

Aplaudo de pé.

Anónimo disse...

Os Diabos morreram a partir do momento em que o Lameira saiu.

Actualmente sao um nome apenas e uma marca e o resto é conversa!

Honra aos anos passados na central,no 2 anel na antiga luz e por fim no novo estadio.

Anónimo disse...

Deviam fazer qualquer coisa de homenagem a este homem.
Todos os Diabos lhe devem muito.
Daviam até arranjar forma de o pressionar a voltar pelo menos ao sector da claque.

alguém disse...

Não cesures as mensagens. Deixa ver até onde vai o ridiculo de algumas pessoas. Deviam era ter orgulho no passado mas tê memória curta.
Que bando de cromos!

Anónimo disse...

Emanuel lembras-te da camisola da frente leixonense que te enviei? Confiei em ti e até hoje ainda estou á espera do cachecol do grupo manks. Se fores de palavra para o grupo como foste para mim acho que fizeste bem sair senão o grupo ia ficar a perder.

Anónimo disse...

dv? inda existem? 10 ou 11 gatos pingados em cada jogo, nos jogos grandes lá aparecem mais uma duzia ou outra!!!

Enviar um comentário