07 julho 2008

FSI: CONGRESSO EUROPEU DE ADEPTOS (2) - Associação de adeptos no horizonte

Vários grupos de adeptos do futebol deram os primeiros passos para o lançamento de uma associação europeia, tendo como objectivo tornarem-se numa voz democrática e independente, que poderia, entre outras coisas, dialogar com a UEFA.




Congresso de Londres
Adeptos de toda a Europa reuniram-se este domingo no recinto do Arsenal FC no Congresso de Adeptos do Futebol Europeu, organizado pela Associação Internacional de Adeptos de Futebol (FSI). Estiveram na capital inglesa um número superior a 250 responsáveis, em representação de mais de um milhão de seguidores europeus dos 27 países registados num evento que contou com o apoio da UEFA.

Grupos nacionais
O congresso surgiu na sequência do desafio dos grupos de adeptos e da UEFA às organizações nacionais de adeptos no sentido da criação de uma associação de âmbito europeu para melhorar e explorar os canais de comunicação com o organismo que tutela o futebol no Velho Continente. A UEFA teve, recentemente, um primeiro encontro com os grupos nacionais de adeptos em que o enfoque das discussões se centrou em temas como o licenciamento e propriedade dos clubes, a segurança e os bilhetes. Clique aqui para mais detalhes.

Interesses comuns
Após a realização do UEFA EURO 2008™, em que a UEFA registou com muita satisfação a atmosfera globalmente positiva vivida entre os adeptos na Áustria e Suíça, o congresso de Londres ajudou a identificar temas comuns aos admiradores de futebol e recolher um leque abrangente de opiniões entre as partes com vista à criação de uma rede independente de adeptos com expressão europeia. Assuntos como as experiências do Campeonato da Europa, a diferente realidade cultural dos adeptos, o policiamento, o combate à discriminação, os bilhetes e a propriedade dos clubes fizeram parte da agenda.

"Diálogo genuíno"
A FSI desenvolveu serviços durante o UEFA EURO 2008™, disponibilizando ajuda e informação aos adeptos de todo o continente. "As autoridades do futebol e muitas instituições públicas em diversos países começam a ver os adeptos como uma parte essencial do jogo e estão a procurar estabelecer um diálogo genuíno", declarou a FSI.

"Rede internacional"
"A FSI tem sido uma congregação independente de várias associações relacionadas com adeptos que fornece e desenvolve, há mais de 15 anos, serviços destinados aos adeptos do futebol que viajam por toda a Europa", acrescenta. "Agora, pretendemos trabalhar no sentido de implementar uma rede internacional de adeptos do futebol que possa proteger e representar os seus interesses no espaço europeu".

1 comentário:

Anónimo disse...

esqueceste-te de dizer q a Associação de Adeptos Sportinguista esteve presente. por sinal a unica representação portuguesa .

Enviar um comentário